parceria ZEG

Na publicação em nosso blog sobre a Crise Hídrica trouxemos indicadores importantes e como ela poderia afetar a demanda energética no Brasil.

Após a crise hídrica de 2001, uma das maiores que já tivemos, o setor elétrico já amargava 10 anos sem investimento. O governo estimulou a criação de termelétricas para gerar energia com a base em motores a óleo, gás, carvão. Na última sexta-feira (02/07) a matriz energética brasileira rodava com 29% de termelétricas. Na tomada a energia é a mesma, mas na conta a energia gerada por termelétricas castiga. No início de Julho de 2021 já tivemos um aumento de 52% na conta de energia.

Essa parece uma história antiga, mas ela está se repetindo com frequência e poderá se repetir ainda por muitos anos. Desde 2013, o nível dos reservatórios nunca mais se recuperaram devido à falta de chuvas. E se em Outubro as chuvas não voltarem, esse cenário pode se agravar ainda mais.

Em contrapartida, o Brasil ano após ano vem deixando de ser dependente da energia hidroelétrica. Em 2001 83% da nossa matriz energética vinha das hidroelétricas, em 2021 passamos a 62% de dependência. O número ainda mostra uma certa dependência em relação ao clima, precisamos de vento, chuva e sol, mas deixa claro um movimento de empresas de diferentes setores em busca de alternativas, frente a possibilidade de um apagão ou uma oferta muito cara de energia que torna a produção inviável.

A geração de energia a biomassa tem hoje uma capacidade instalada de 15.604 MW, o que representa 9% da matriz elétrica nacional, com 578 usinas termelétricas, colocando-a como a quarta principal fonte utilizada no país, atrás da hídrica, eólica e do gás natural.

O perfil econômico do Brasil, um dos principais produtores agrícolas do mundo e portanto com vasta disponibilidade de biomassa, é gigantesco.

Na busca por aproveitar ao máximo o potencial da biomassa no Brasil, A Onpower, em parceria com a ZEG Biogás, instalou uma usina de energia com potência para gerar 1 MW de energia limpa, proveniente do Biogás.

A ZEG é responsável por todo o plano de captação e purificação do biogás. A OnPower forneceu os grupos geradores para geração de energia destinada ao uso e consumo da planta industrial, instalada a 100 kM de Belém, capital do Pará.

A parceria firmada com a Zeg Biogás permite a entrega completa, contemplando a captação e purificação do biogás até a geração de energia com os grupos geradores da OnPower.

Esse movimento é apenas o início de um grande plano de expansão da empresa na geração de energia a biogás ou gás natural. Para atender o mercado, a OnPower diversificou a sua fabricação de grupos geradores a gás natural e biogás, atendendo potências que vão de 477 a 1000 kVA. Os motores MWM de última geração, que estão à frente da nova linha 2021, podem chegar até 43,9% de eficiência elétrica. Um salto de inovação dentro do segmento, aproveitando ao máximo todo o potencial da biomassa.

Entre em contato com a Onpower para analisarmos o potencial energético do seu resíduo, para contribuir com a neutralidade na emissão de carbono e para caminharmos para a autossuficiência da sua planta industrial.

Telefone Comercial/WhatsApp: +55 11 98386.0612
Horário de Atendimento: Segunda-Sexta: 8:00-18:00
[email protected]

 

Veja todas as imagens do projeto