O caminho mais curto as vezes pode ser o caminho mais difícil, neste caso nem sempre alugar um grupo gerador de energia, é a melhor opção. Se você pesquisar na internet, é clara a orientação das empresas em leva-lo a escolher pelo aluguel de grupos geradores. Mas será que o aluguel é vantajoso para o seu projeto? Será que ele vantajoso a longo prazo? Quais são os pontos de atenção que precisamos analisar nesta escolha? Onde começo a perder dinheiro quando alugo o meu grupo gerador de energia? Neste artigo pretendemos elucidar a relação custo benefício entre alugar ou comprar um grupo gerador de energia. Fique conosco!

O fato de ainda convivermos com tantos problemas relacionados ao abastecimento e fornecimento de energia no Brasil não é nenhuma novidade. Apenas nos últimos vinte anos já encaramos crises energéticas de proporções e naturezas tão diversas que muitas vezes não conseguimos nem mensurar o tamanho do impacto em nossas vidas.

As questões climáticas como o excesso ou a falta de chuvas não são as únicas responsáveis por esse tipo de problema. Ainda hoje existem diversas regiões no país que não são atendidas pelas concessionárias de energia e, portanto, não tem acesso a rede de distribuição de energia elétrica.

Se por um lado não se pode ter a segurança de que as empresas responsáveis pelo abastecimento de energia poderão garantir o fornecimento adequado para atender a sua necessidade, existem soluções que conseguem resolver o problema de forma efetiva.

Atualmente, nenhuma outra solução tem se mostrado tão eficaz para garantir o fornecimento de energia com segurança do que os grupos geradores de energia. Conforme explicado no artigo, tudo o que você precisa saber sobre grupos geradores de energia, os grupos geradores de energia são capazes de fornecer energia elétrica de forma contínua ou temporária com a devida potência necessária para atender a qualquer demanda, independente do segmento e do porte de seu negócio.

Mas diante de tantas opções de grupos geradores oferecidas pelo mercado especializado – tanto para compra quanto para locação – é bastante comum ficar em dúvida sobre comprar ou alugar um grupo gerador de energia, qual então seria a melhor opção.

Embora o custo para se adquirir um grupo gerador ideal ainda seja alto, alguns negócios jamais conseguiriam se manter, ou até mesmo existir, sem uma fonte geradora de energia segura e eficiente. Por isso, é extremamente importante analisar alguns fatores antes de tomar a decisão de comprar ou alugar um grupo gerador de energia.

Antes de tudo, é preciso se obter um projeto que irá determinar a real necessidade de suprimento de energia de seu evento ou negócio. Para isso, o ideal é contratar uma empresa especializada para elaborar este projeto e indicar o equipamento correto para atender sua demanda.

O que deve ficar claro até aqui é que nem sempre alugar é a melhor opção. Se você pesquisar na internet, é clara a orientação das empresas em leva-lo a escolher pelo aluguel. Mas será que o aluguel é vantajoso para o seu projeto? Será que ele vantajoso a longo prazo? Quais são os pontos de atenção que precisamos analisar nesta escolha? Onde começo a perder dinheiro quando alugo o meu grupo gerador de energia?

Comprar ou alugar, como escolher no meu segmento de negócio?

Embora a locação de grupos geradores de energia seja uma atividade bastante comum nos mais variados segmentos, a compra jamais pode ser descartada. Se a empresa tem uma boa saúde financeira e a necessidade de suprir energia de forma segura e eficiente esteja entre as prioridades, a compra é a opção mais vantajosa. Mesmo com o alto investimento inicial, adquirir um grupo gerador tem demonstrado ser vantajosa a longo prazo, pois além dos custos de manutenção e abastecimento poderem ser diluídos ao longo do tempo, sem causar prejuízos a empresa.

Se você é Indústria, Condomínio, Shopping, Mineradora, Usina, Supermercado, Comércio, Fazenda ou atividade ligada ao Agronegócio, Cooperativa, Hospital, Hotel, Posto de Gasolina, vale a pena você adquirir ou comprar um grupo gerador de energia, e vamos explicar o porquê.

Entendemos, em nossos estudos e com a experiência de mais de 18 anos, atendendo projetos em diversos segmentos de mercado que: em contratos acima de 1 ano, não vale mais a pena alugar um grupo gerador. Após 1 ano de aluguel, as curvas na planilha de investimento versus custo, em geração de energia, começam a perder performance. Passa a não fazer mais sentido pagar o aluguel porque o investimento financeiro em mais de 1 ano, na maioria esmagadora dos casos, paga integralmente a compra de um grupo gerador novo. Após 1 ano, você já poderia ter adquirido uma máquina e continuará pagando o aluguel de um grupo gerador (manutenção e troca de peças), de uma máquina que não é sua.

Como a vida útil de um grupo gerador (seja stand by, prime, ou continuos power), é alta, após 1 ano, você estará jogando dinheiro na mesa.

Com as diversas formas de financiamento no mercado, e valores acessíveis (pensando na importância de um grupo gerador em alguns segmentos de mercado), vale a pena ter na sua base de decisão, a escolha pela compra. Nesta decisão é importante você focar em alguns pontos:

  • Tempo de Utilização do grupo gerador (Utilização Permanente ou Temporária);
  • Custo de instalação do gerador e infraestrutura adequada;
  • Custo de manutenção mensal;
  • Depreciação;
  • Sistemas ou peças adicionais (como mesa de distribuição de energia e conexão com a rede elétrica);
  • Suporte e Atendimento;
  • Logística e Treinamento.

Comprar ou alugar um Grupo Gerador, o que pode ser negligenciado no orçamento.

qta - quadro de transferência automática

QTA – Quadro de Transferência Automática

Dos itens citados acima, um é comumente negligenciado no orçamento: o Quadro de Transferência Automática, ou QTA, e conexão com a rede pública de eletricidade. Esse é um equipamento essencial para segmentos de negócio que precisam alternar o modo de geração entre energia pública e a energia gerada por grupos geradores. Esse equipamento é adaptado para conexões na rede pública de energia e ao grupo gerador para transferências abertas de cargas ou em rampa, sem queda e com toda a segurança, automaticamente, ou manualmente, caso necessário. O “esquecimento” de um equipamento como esse, de extrema importância no projeto, pode gerar um aumento de 5 a 10% no orçamento inicial.

É muito importante verificar no detalhe o custo total da instalação de um grupo gerador, pensando em todas as variáveis do projeto. Não arrisque de primeira, ouça mais de uma opinião técnica para evitar dor de cabeça e custos adicionais.

OnPower é uma empresa montadora de grupos geradores e usinas modulares de energia com uma

longa trajetória de inovação e trabalha somente com os melhores equipamentos oferecidos pelo mercado. Nossos produtos e peças foram testados ao longo de 18 anos, e nossa experiência possibilitou a montagem de um produto único, com vida útil acima do mercado, de fácil manuseio, e adaptado para todos os segmentos de mercado. Caso necessário, possuímos uma equipe técnica especializada capaz de elaborar projetos técnicos específicos para atender qualquer exigência energética de seu negócio.

Venha conhecer a última geração do nosso grupo gerador de 500 KVA. Composto por motores Volvo Penta de Alta de alta tecnologia e certificação Tier 2, com reaproveitamento e emissão responsável de gases. Em tempos de crise hídrica, vale a pena estar antenado a novas oportunidades de energia, mais baratas e eficientes. Baixe nossa apresentação de grupos geradores a diesel, e conheça nossas opções de grupos de geração de energia.

Ainda tem dúvida sobre o assunto? Contate um especialista OnPower preenchendo o formulário ao lado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *