Em dois cenários traçados pela ONS (Operadora Nacional do Sistema Elétrico), os reservatórios do país passarão por um período de seca, e a situação será pior que 2014, quando o país viveu a maior crise hídrica em 20 anos. Um cenário de crise hídrica, anunciado por diversos especialistas, pode afetar diretamente o seu bolso, e a produção da sua empresa. Se você entende que este impacto é relevante, e precisa de soluções para gerar energia mais barata e eficiente, com estratégia e planejamento, leia esta matéria até o final.

Mais da metade da energia elétrica produzida no Brasil – cerca de 70% – é proveniente das centenas de usinas hidrelétricas construídas no país desde o século XIX. E apesar de possuir o terceiro maior potencial hídrico do mundo, a falta de investimentos públicos em eficiência energética aliados aos graves problemas climáticos têm causado impactos bastante significativos nos meios de produção e na sociedade de consumo.

Quando o sistema elétrico brasileiro foi concebido, as usinas hidrelétricas conseguiam suprir toda a demanda de energia mesmo enfrentando anos e anos de seca continua, mas hoje, isso já não é mais possível. Com a escassez de chuvas em períodos cada vez maiores e ausência de políticas públicas de incentivo a outras fontes de geração de energia, além de projetos de coparticipação e cogeração, o consumidor está fadado a enfrentar crises de proporções cada vez maiores.

Além disso, de acordo com os especialistas do setor energético, o preço cobrado pela energia elétrica ficará cada vez mais caro, ou seja, se não houver planejamento emergencial adequado, a curto, médio e longo prazo, tanto por parte do setor público quanto do setor privado, poderemos voltar a enfrentar os conhecidos racionamentos. “Investimentos em eficiência energética são urgentes, assim como políticas de incentivo público à geração de energia por parte dos próprios consumidores”, explica o professor da Unicamp Gilberto Januzzi. Segundo ele, no Brasil, não se tem nenhuma política séria que incentive esse tipo de participação, quando o consumidor, geralmente as empresas, cooperam com o fornecimento de energia num sistema integrado de cogeração entre empresas e redes de distribuição.

Se não podemos esperar grandes investimentos públicos em estrutura e eficiência energética, nem uma rápida conscientização por parte de nossa sociedade sobre o consumo e nem controlar as forças da natureza e suas implicações climáticas, existem algumas soluções práticas, eficientes e seguras capazes de resolver o problema em caráter temporário ou permanente.

Diante da fragilidade do sistema energético brasileiro, empresas dos mais variados segmentos passaram a utilizar grupos geradores de energia elétrica para garantir o fornecimento de maneira eficiente e segura e, consequentemente, evitar prejuízos de naturezas diversas, garantindo acima de tudo, um economia real.

Conforme demonstrado no artigo Tudo o que você precisa saber sobre grupos geradores de energia, os grupos geradores são equipamentos projetados para gerar energia elétrica de maneira eficiente, segura e confiável, como fonte principal e contínua ou como fonte auxiliar e temporária (Stand by, Prime e COP), para diversos tipos de aplicações e necessidades.

Com mais de 18 anos inovando no setor de geração de energia elétrica, a OnPower apresenta diversas soluções temporárias ou permanentes para qualquer tipo de demanda necessária ao seu negócio, de pequeno, médio ou grande porte. A OnPower trabalha com grandes fabricantes de peças e motores do mercado e é reconhecida pela inovação na linha de montagem de seus grupos geradores de energia.

OnPower está pronta para atender qualquer segmento de negócio com a eficiência, segurança e a rapidez que o mercado espera. Mesmo em plena crise hídrica, os clientes da OnPower conseguem ter eficiência energética para manter a produção em alta e preços competitivos no mercado. Consulte um especialista e solicite um estudo para o seu segmento.

Para mais informações entre em Contato:

Telefones
Fábrica: +55 11 94982 2224
Engenharia: +55 11 94982 2228
Comercial: +55 16 99117 4588

E-mail
contato@onpower.ind.br
https://onpower.ind.br/gg-diesel

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *