Grupos geradores geram energia para o conforto e segurança aos hóspedes.

Estruturas confortáveis, boa comida, lazer e diversão são elementos procurados por famílias, casais e executivos que buscam hotéis e resorts espalhados pelo país para passarem as férias ou pernoite em viagens de negócio o hóspede espera qualidade e segurança.

Independente do seu porte, todo hotel necessita de energia para manter funcionando elevadores, motores de piscinas, freezers, sistema de climatização, chuveiros elétricos, entre outros inúmeros sistemas e equipamentos indispensáveis ao seu funcionamento. Esta disponibilidade permanente de energia tem levado o setor a buscar os grupos geradores como uma alternativa.

A medida é preventiva e visa evitar a dependência exclusiva da rede elétrica disponibilizada pela concessionária local de energia, já que uma pequena falha pode gerar um apagão geral, atingindo grandes hotéis e causando acidentes e prejuízos.

O setor hoteleiro tem investido cada vez mais em grupos geradores. Entre os modelos mais utilizados para esta função estão os grupos geradores a diesel e a gás natural.

Melhor local para os grupos geradores

Um aspecto fundamental a se observar deve ser o local onde será instalado o grupo gerador. Em hotéis, existem áreas de acesso comuns, privativas e restritas a funcionários. O local deve estar afastado de todos esses ambientes, deve possuir espaço suficiente para acesso a todo o grupo gerador para manutenções preventivas e corretivas, além de ventilação necessária para a dissipação dos gases. Tudo isso deve ser analisado por uma equipe técnica especializada.

Mas há alternativa. Grupos geradores fabricados em contêineres silenciados para ser instalado em área externa são especialmente projetados para cumprir as aplicações de forma rigorosa e atende os limites acústicos exigidos em áreas críticas.

O uso do grupo gerador de energia traz a segurança necessária ao empresário e seus hospedes.

Grupo Gerador: economia e segurança

O uso de grupos geradores, além de ser uma alternativa preventiva em casos de queda de energia, é também em horários de pico de demanda. Essa estratégia pode gerar uma economia de energia de até 20% na conta de energia.

O equipamento ainda pode auxiliar no uso de aquecedores, na iluminação da área de lazer, no aquecimento das piscinas e até mesmo na iluminação dos quartos e espaços de convivência. Também será imprescindível para áreas de eventos, como centros de convenções, normalmente cedidas para realização de Seminários e Workshops.

Outro fator importante é a segurança dos hóspedes. O uso de grupos geradores garante o sistema de segurança operando mesmo com a queda de luz, operação normal dos elevadores e iluminação dos principais pontos de acesso.

Opções de Grupos Geradores

Os grupos geradores de energia existentes no mercado são na sua maioria abastecidos a diesel ou gás natural. Neste último, a vantagem é o baixo consumo de combustível e menor emissão de resíduos poluentes.

Também há opções de grupos geradores que utilizam fontes de energia renovável. Ainda em menor número no mercado, existem os grupos geradores abastecidos a biogás, derivado de aterros sanitários, biodigestores e gases de minas.

Além de buscar um espaço adequado para alocar o grupo gerador, há uma preocupação real e necessária com o ruído gerado pelo equipamento.

Uma opção é adquirir geradores silenciados,  montados em bases metálicas, fixados com coxins para absorção de vibração e com carenagens acústicas revestidas internamente com lã de rocha recoberta com véu de vidro.

Dicas importantes para hotéis

  • O grupo gerador para esse setor não é mais uma opção, é uma necessidade. Os hóspedes não podem ficar à mercê de apagões repentinos.
  • Entendida a urgência em obter um grupo gerador, é preciso analisar o que o mercado oferece, os custos atrelados a ele e, principalmente, o atendimento da sua demanda. Essa é a informação mais importante. Quais itens não podem deixar de funcionar? Em quais horários há um pico de energia? Esses, normalmente são responsáveis pelas quedas.
  • Avaliar os locais possíveis onde possam ser instalados os grupos geradores. Não é indicado que eles permaneçam em locais de passagem de clientes nem em lugares de grande circulação, mesmo que essas pessoas sejam funcionárias. Além disso, o espaço precisa atender às normas de segurança que a estrutura exige.
  • Buscar um grupo gerador de carenagem silenciada, para que o barulho não atrapalhe os hóspedes. Eles estão no hotel em busca de conforto, relaxamento e diversão. E mesmo os que querem lazer, não vão ficar satisfeitos com o barulho fora de hora ou ininterrupto.

Existe uma Norma Regulamentadora – a NR 10 – que fundamenta a instalação e a manutenção dos grupos geradores. É preciso ser orientado por profissional qualificado e certificado nessa legislação, que trata da Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade.