Os grupos geradores de energia são equipamentos de alto desempenho projetados para fornecer energia elétrica de maneira eficiente, segura e confiável, como fonte principal e contínua ou como fonte auxiliar e temporária, em caso de falhas ou interrupções na rede elétrica.
Os grupos de geradores possuem estruturas de médio e grande porte altamente resistentes e versáteis e são constituídos por um alternador, um motor de combustão com acionamento automático e um tanque de combustível a diesel ou tubulação para gás natural, responsáveis pela alimentação do motor.
Qual a finalidade dos grupos geradores de energia?
A principal finalidade dos grupos geradores é fornecer energia elétrica de forma contínua ou temporária (emergencial) de maneira segura e eficaz com a devida potência necessária para atender a qualquer demanda fundamental ao seu evento ou negócio, evitando prejuízos inesperados de naturezas diversas.
Em outras palavras, os grupos geradores servem não somente para suprir totalmente o fornecimento de energia em regiões não abastecidas pelas concessionárias de energia ou com ausência de redes públicas de distribuição de energia, mas também quando a potência da energia fornecida pela rede elétrica existente é inferior a sua necessidade.
Além disso, os grupos geradores são bastante utilizados para evitar que as falhas temporárias, oscilações frequentes ou interrupções na rede elétrica possam gerar transtornos e prejuízos irreparáveis, como entre outras coisas, a perda de informações armazenadas, perda de alimentos e medicamentos e, principalmente, a perda de vidas humanas.
Quais as vantagens dos grupos geradores de energia?
Além de ter energia elétrica a disposição quando e onde necessário, umas das principais vantagens da utilização dos grupos geradores é econômica. De acordo com alguns estudos, o uso de grupos geradores podem resultar em uma economia de 10 a 15% nos gastos com energia, percentual que pode aumentar até 35% em horários de ponta (das 17 às 22hs), quando a energia fica mais cara (bandeira vermelha).
Outra vantagem no uso de grupos geradores é a fácil adequação dos equipamentos em qualquer tipo de aplicação ou necessidade independente do ambiente e do porte de seu evento ou negócio. Ou seja, os grupos geradores garantem a realização do seu evento em qualquer lugar, por mais remoto que este seja e também são capazes de suprir qualquer necessidade energética de sua empresa.
Além disso, o baixo custo operacional aliado a eficiência e segurança na geração de energia demonstram que os grupos geradores são a solução mais viável para aqueles locais que não podem sofrer com a falta, oscilações ou interrupções no fornecimento de energia elétrica, tais como hospitais, clínicas médicas e laboratórios, indústrias de pequeno, médio ou grande porte e de qualquer tipo de segmento, além de supermercados, frigoríficos, shopping centers, edifícios residenciais e comerciais, hotéis, universidades, entre outros.
Quais os tipos de grupos geradores existentes?
Os grupos geradores de energia dividem-se de acordo com o tipo de alimentação de combustível (diesel, gás natural, gasolina, etc) e sua potência. A OnPower produz grupos geradores alimentados a óleo diesel e a gás natural com variações de potência entre 96 KVA e 2800 KVA, podendo atender qualquer tipo de demanda.
Apesar de robustos e extremamente potentes, os grupos geradores apresentam níveis de ruídos baixíssimos, gerando conforto e tranquilidade em qualquer tipo de ambiente de trabalho.
Grupos geradores a gás natural
Os grupos geradores alimentados a gás natural são uma alternativa econômica e sustentável para quem busca inovação. Versáteis e eficientes, podem suprir qualquer tipo de demanda. São projetados com potência que varia de 406 a 1700 KVA.
Grupos geradores a diesel
Os grupos geradores alimentados a diesel são projetados para obter desempenho elétrico de alta qualidade, combinando eficiência e flexibilidade operacional e são adequados para diversas aplicações. São projetados com potência que varia de 96 a 800 KVA. Podem ser silenciados carenados ou abertos.
Como escolher o grupo gerador ideal para meu negócio?
Para escolher o grupo gerador de energia ideal para sua necessidade é preciso ter ideia concreta da demanda de energia que este equipamento deverá suprir. Ou seja, o primeiro passo para escolher o modelo ideal é saber exatamente o tipo de carga a ser alimentada pelo equipamento e a quantidade de aparelhos ou máquinas que precisarão de energia constante e em caso de falhas ou interrupções inesperadas na rede de energia elétrica.
Além disso, outro ponto bastante preponderante para determinar qual dos grupos geradores é ideal são as condições ambientais do local de instalação do gerador. Qual a temperatura média da região? Qual a altitude do local? A área é plana ou inclinada? O local é aberto ou fechado? Estas informações são determinantes na hora de montar o projeto certo para sua demanda.
Outra informação importante para definição do tipo ideal de gerador é saber se o grupo gerador será a principal ou única fonte de energia do local, se será auxiliar de outro gerador, ou será acionado automaticamente apenas em casos de falhas da rede de energia elétrica local. Ou seja, é preciso calcular cada detalhe antes de escolher o equipamento ideal para a demanda necessária.
Algumas Indicações:
Os grupos geradores de maior potência – acima de 1500 KVA – são indicados para setores de produção de alto desempenho, que não podem sofrer qualquer tipo de interrupção no fornecimento de energia, como as indústrias de óleo e gás.
Empresas de grande porte, com necessidade de grande capacidade elétrica, como as usinas, as fábricas automotivas e siderúrgicas costumam utilizar grupos geradores que variam entre 1000 e 1500 KVA.
Aqueles estabelecimentos que precisam de alta potência energética como os setores de mineração, das refinarias e dos data centers, geralmente trabalham com grupos geradores que variam entre 750 a 1000 KVA. Já os grupos geradores com potência entre 500 a 750 KVA, são comumente utilizados nos setores de metalurgia e fábricas de cimento e vidros.
Grupos geradores de 370 a 500 KVA são a melhor opção para grandes eventos e shows, mas também são muito utilizados em fábricas de alimentos e bebidas. As demais opções de grupos geradores que variam de 96 a 370 KVA são indicados ao mercado varejista, pois costumam ser bastante silenciosos e potentes. Por conta de sua versatilidade, também são muito usados pelas indústrias quimicas, fábricas de peças e, principalmente, na construção civil.
OBS: As indicações acima servem apenas como referência e são baseadas em exemplos de projetos específicos a cada segmento. O ideal é consultar empresas e profissionais especializadas com responsabilidade técnica.